DESIGNER
AMÉLIA TAROZZO
Amélia Tarozzo nasceu em Ribeirão Preto em 16 de maio de 1978. O gosto pela arte e a arquitetura sempre estiveram presentes em sua vida. Desde pequena gostava de desenhar e pintar, criar objetos, bonecos e cenários para brincadeiras infantis. Sempre ouvia dos mais velhos o quanto era criativa e tinha o dom para desenhar.
Em sua casa, a fabricação de móveis era assunto corriqueiro. Seu avô paterno foi marceneiro e teve sua fábrica e loja por quase 50 anos em Ribeirão Preto – a “Móveis Tarozzo”. Amélia não chegou a conhecê-lo, mas sem dúvida herdou o gosto e o talento para a marcenaria. Em 1996, após uma infância muito alegre em uma chácara cheia de crianças (Amélia tem sete irmãos), partiu para São Paulo aos 17 anos para cursar Arquitetura na FAAP.
Durante o curso, na oficina de madeira, teve sua primeira experiência com o desenho e fabricação de um móvel. Lá nasceu uma espreguiçadeira em madeira laminada, couro e ferro curvado Formou-se em 2000 e como toda jovem, ansiosa pela emancipação financeira – que não era possível com os estágios em arquitetura – começou a trabalhar em outros setores, como marketing, vendas, eventos e cidadania empresarial, só retornando à Arquitetura quatro anos depois. Estes trabalhos foram fundamentais para um aprendizado mais abrangente, de processos, áreas e conhecimentos exigidos em qualquer empresa e que o arquiteto acaba tendo pouca vivência. Durante quase três anos atuando na área de mobiliário e após fazer cursos de marcenaria e torno, aprendeu sobre o uso responsável da madeira, suas diversas espécies, seus usos e particularidades. Tomou conhecimento das técnicas de encaixe da marcenaria tradicional onde se restringe o uso de pregos e parafusos, priorizando estruturas feitas com a própria madeira. Acompanhou processos de desenho, fabricação e comercialização dos móveis, familiarizou-se com as máquinas e ferramentas e enfim se apaixonou pela madeira. Em 2007 começou a projetar móveis para amigos, família e para a sua casa. Por estas pessoas foi incentivada a lançar sua primeira coleção e a conquistar um espaço em um ramo que rapidamente está se desenvolvendo no Brasil e ganhando visibilidade internacional.